Navegar "eu" preciso

terça-feira, 25 de maio de 2010



Todo empreendedor tem que aprender a navegar. Os negócios competitivos nascem no mundo da criatividade quando um empreendedor enxerga as necessidades de um nicho específico de mercado e desenvolve um produto para se conectar com esta demanda. Toda estratégia para o desenvolvimento do produto é gerada nesse processo criativo, onde são construídas as propostas de valor para tornar o negócio competitivo. No mundo criativo, nascem os sonhos empresariais.

Todavia, para que o negócio se estruture e passe a gerar resultados positivos, nosso herói empreendedor tem que navegar nas águas turbulentas que separam estes dois mundos tão distintos: o criativo e o analítico. Quando o empreendedor desembarca no mundo analítico, precisa estruturar o plano estratégico do negócio, gerar cálculos de rentabilidade, modelar processos e controlar os resultados da equipe. Esta organização gera a estrutura necessária para sustentar a qualidade do negócio.

O problema é que com o passar do tempo, os empreendedores se acomodam neste mundo cheio de relatórios, cálculos, indicadores e planilhas. Vivem na urgência de gerar resultados “para ontem” e se esquecem que suas origens estão no mundo criativo. Toda estratégia precisa ser revisada periodicamente para se adequar às mudanças de mercado, e este é um processo criativo! Para inovar constantemente e gerar competitividade é preciso navegar. Se a sua empresa ficar parada nas urgências do mundo analítico, a inércia vai afogar sua capacidade de inovação.

NA PRÁTICA

Como garantir que sua empresa vai navegar rumo à competitividade?

Elabore questionários práticos com perguntas estratégicas sobre os fatores críticos de sucesso que geram competitividade ao negócio. Crie reuniões periódicas para discutir estes temas e permita que seus colaboradores participem do processo criativo que levará as boas idéias à prática do cotidiano. Ensine-os a navegar também!

Lembre-se: Muitas empresas morrem, pois não sabem navegar entre o mundo analítico e o criativo. Navegar eu preciso. E você?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Feira do Empreendedor | by TNB ©2010